Paradigmas e comportamentos · Pensamentos Aleatórios

Carta Aberta à Mariana

Carta aberta à Mariana
(e Juliana, Rosana, Adriana, Luciana, e todas as anas e não anas desse mundo).
Na rua, andando, digerindo, não era comida. Atrás de mim, entreouvido:
– Mas a Mariana só vai ter amigos na escola quando ela emagrecer

Meu pé travou. Por muito pouco eu não viro o corpo e a mão estalada na boca quem disse isso. Mas sigo andando com mais algo morto dentro de mim. Tem tido muitas dessas pequenas mortes. Confiança. Fé. Esperança. Perpectiva. Me encho diariamente da mais pura filosofia futurista, que nasce do caos para a esperança, na tentativa de manter algo vivo dentro de mim.  Mas entreouço a profecia auto-realizavel que Mariana ouve diariamente, mesmo se não for de fato, em palavras, dita.
Mariana,
Eu não te conheço. Possivelmente nunca vou te conhecer. Não sei sua idade, como são suas feições, do que você gosta, o que você não gosta, e também não sei o seu peso. O seu peso, Mariana, eu nunca precisarei saber. Todo o resto me encheu de curiosidade, tentativa de manter viva algum simulacro de fé.  Fiquei pensando se seu cabelo faz cachos ou é liso, de que cor é, se seu olho é redondinho ou amendoado, se você já sabe ler e se gosta de ler, se você tem medo do escuro e o que acha que mora nele, o que você vai querer ser quando te obrigarem a ser uma coisa só e não muitas… tudo em mim fervilhou de curiosidade e me impediu de dar vexame na rua, batendo em (e provavelmente depois apanhando de) alguém que não conheço na rua…
Não estou nem um pouco importando com seu peso, Mariana. E acho que você também não devia se importar. Eu sei que a gordofobia é real, e ela começa na sua casa, e eu peço desculpas por isso. A raça humana é, simultaneamente deuses e vermes, mas a maior parte do tempo, se contenta em rastejar no lodo. E pensa e diz coisas que deveria os encher de vergonha. E não enche… E eu te peço desculpas.  Queria poder encontrar você para dizer que seu peso nunca irá importar…
Se ele estiver atrapalhando sua saúde, emagreça, Mariana. É bom estar saudável. Aumenta a tua expecativa de vida, e a vida é – deveria ser – uma dádiva. Cheia de coisas incríveis para serem vistas e sentidas, e você não irá querer perde-las. Mas se seu peso não está atrapalhando a sua saúde, eu não me importo com ele. E você também não devia se importar.
E a despeito da ciência de que a vida é mais dificil para todo mundo que ousa SER ao invés de mimetizar o outro, copiar o padrão, sobreviver na linha da média, a mediocridade, eu te afirmo, sem a menor sombra de dúvida, que a vida é muito mais incrível pra quem ousa SER.
E no dia, que eu espero que seja breve, e que seja apesar da voz que te faz profecias, você perceber que você pode SER, SER o que você quiser, quem você quiser, um mundo novo vai se abrir pra você.
E você terá amigos, Mariana. Muitos amigos. E eles se proliferarão na exata medida que você perceber que pessoa interessante você é. Quantas portas existem dentro de você para que seus amigos descubram, se percam, se achem…  Quando você desenvolver a capacidade de ouvir sem internalisar, sem se culpar, sem julgar, sem se perder.
Eu não te conheço, Mariana. Mas se eu conhecesse, eu seria sua amiga. Qualquer que seja nossa diferença de idade, eu adoraria ouvir como foi o seu dia, assistir TV com você, ou ler, ou brincar, ou conversar… Porque você, Mariana, não é seu peso, nem a sua idade, nem a sua aparência, nem a cor da sua pele, nem nenhum rótulo que alguém tente te impor, e eu aposto, tem muita coisa pra me ensinar, e ensinar aos seus amigos.
E eu vou estar aqui, torcendo por você, para que aquela voz que falou atrás de mim nunca entre no seu coração. E você cresca feliz, e com muitos amigos. Apesar.
3 comentários em “Carta Aberta à Mariana

Deixe um comentário

