48 horas de Dukan. E já tá rolando DR…

Tô namorando esse tal de Dukan. E já to querendo o ver pelas costas. Cara chato. Não sirvo mais para as idiossincrasias masculinas… mesmo que seja só uma dieta.

A Dieta de Dukan é tipo a Atkins, mas não rola essas pouca  vergonha de ser a dieta da Picanha com B’acon no café da manhã… A preferência é pelos peixes, pelos queijos brancos, pelo “zero gordura”. Em compensação ela é menos radical em outros pedaços também, no que pode  mesmo que com moderação e no próprio esquema de dieta.  O que não muda nada na fase de indução, ou de ataque como é chamada. Carbo zero por de 5 a 10 dias. Cetose na veia. E se vira aí.

Comecei ontem no almoço. Amanhã no café da manhã fará 48 horas. E vale algumas primeiras impressões.

1 –  Como toda boa dieta, se você está tendo problemas de apetite e anda  sem fome a solução é simples: repita a palavra dieta 3  vezes, com vontade, na frente do espelho. Beetlejuice morra de inveja: É o que basta.  Fome, amigo, é meu nome do meio. Meu prato de almoço hoje tinha o mesmo peso de sempre, mas sem meus legumes, sustância zero. E esse omeletinho (que nem era inho) de queijo frescal e peito de peru então?  Encheu nem o buraco do dente.

Preciso de fibras. Preciso muito de fibras! E ainda faltam 4 dias e meio para cair de boca em toda a alface que couber  no meu prato. Pois é… Quem diria que a Greta Garbo ia parar no Irajá e que eu ia salivar por Alface com Agrião!

Eu devia ter comprado o tal farelo de aveia e o de trigo, que podem desde a fase de ataque, mas burra eu fiquei cuidando de burocracias essenciais no trabalho e garantindo o bom atendimento das grávidas do Rio de Janeiro. Imperdoável! Entre a vida dos futuros carioquinhas e o meu estômago roncando, eu devia… ok ok, menos Adriana, menos!.

2 – Sede. Senhor cristo sacramentado e crucificado no sol de 40 graus! PQP de rodinha. Ou sei lá que outro impropério eu posso dizer… Que sede.  Ontem,  3 horas de iniciada a dieta, inocentemente virei para coleguinha e disse: Me vigia para ver se eu enchi minha moringa. Tenho que começar a beber mais água. É… ela não precisou vigiar. Enchi a moringa 4 vezes. E peguei vários copos de bobeira, contrabando ao passar pela copa.

3 – Diurética…  É tipo biscoito tostines sabe?  Eu não paro de fazer xixi porque bebo muita água ou bebo muita água porque vai tudo embora no xixi?  Diz Alexandre, que segue a Atkins e é, nas palavras dele, ex-gordo (acho hilário quando ele vira todo sério para recusar chocolate: Ex-gordo não pode comer isso não. ) que é a segunda afirmação. Comer carne e só carne nada mais do que carne dá um revertério feliz nas suas internas e eu hoje bati Record de idas ao banheiro. Não é nada não é nada, vou comprar um daqueles medidores de passos : vai rolar milhagem de caminhadas da minha mesa até o banheiro .  Pode continuar aí achando que to exagerando, mas vai rolar gasto extra em solas novas pros meus sapados lá isso vai!

4 – Não me mandaram para de tomar Café, eu to comemorando.  Eu já ouvi a explicação mil vezes, sobre a alça da insulina e a cafeína no processo de Cetose. Mas aparentemente, na Dukan, a cafeína é permitida. E eu lá vou reclamar?  Claro que não. De novo, diz Alexandre que se eu for resistente a insulina, vou acabar precisando cortar o café… mas ele é um fatalista despeitado que cortou o café com muita dor, sofrimento e lágrimas de sangue!  Mas não custa eu tentar diminuir,né  Ou não .  Já me cortaram o chocolate, se me cortarem o café vou genuinamente oferecer que me cortem os pulsos!

5  – Dukan parece mais sensato que o Atkins. Nada de queijos amarelos pingando óleo, ou Picanhas com 2km de capa de gordura ou bacon com salaminho no café da manhã!  Em compensação, semana que vem eu vou estar de volta a um cardápio muito perto do que eu estava comendo metade do dia (o foda era a outra metade…). A liberação na fase “Cruzeiro” é para todos os legumes e verduras, menos batata e aipim (senhores, um minuto de silêncio pela batata do Batata Inglesa e pelo aipim frito do restaurante a kilo… Pausa para enxugar a lágrima furtiva, voltemos…). Todos os legumes e verduras.  Inclusive cenoura e abóbora, meus favoritos!  Pode até ser que no misto de azar e tireóide do mal, eu acabe tendo que cortar mais coisas para perder peso, mas sei lá gente,  nisso Dukan me pareceu bem mais simpático.

6 – Tá rolando uns cravings por carbo… Macarronada… Pâo de alho… Purê de Batata… Ai você me fala: calma, vai passar, é que é difícil abandonar hábitos que… EI, como essas coisas regularmente não. MESMO. Mas então, é a fome. A fome não é coleguinha não, cidadão. Ela quer o que vá lhe satisfazer. E não vai ser gelatina diet  e ricota com cheiro verde!

7 – Chocolate será um problema. Não hoje. Talvez não amanhã. Mas chocolate será um problema. Eu sou uma chocólatra em abstinência. Basta 1 para 1 não bastar. Eu não sei comer chocolate que nem gente educada, com moderação. Eu como a caixa toda e peço mais. Então dizer que já já (cof cof, risos abafados ao fundo) vai rolar as refeições de gala com direito a sobremesa, para mim não diz nada. No dia que eu comer um, vai ser a caixa toda… E fudeu.

8 – Como assim não pode beber?   Ah Arnaldo, isso não pode!  Roberta, que tá fazendo a Dukan montou um esquema de beber aqui e ali no outro dia, PP… proteína +proteína e vamo que vamo! A Chris, também fazendo Dukan, diz que não tem bebido e o dia que bebeu desceu estranho.  Mas minha cerveja no sábado?  Meu Mojito na sexta? Meu vinho na a terça?  Não não… não é toda semana, antes que me mandem o endereço do AA mais perto, mas é que nem a macarronada: fala ai que não pode para ver a vontade que dá!

9 – Cortar o açucar é duro. Cortar o carbo é duro. Mas duro mesmo é ler letrinha miúda de embalagem de comida. É zero carbo ou é carbo um pouquinho?  Não pode ponto ou não pode só essa semana e depois pode se for no lugar de ….  Essa neura é que sempre me manteve longe das dietas, ter que olhar e procurar composição das coisas.  Caloria que se foda, mas adianta muito pouco não ter neura com isso e ter com outra coisa.  Juro que a primeira prova de fogo foi procurando coisas no supermercado. Não desisti por um tiquinho só!

Então… to namorando esse tal de Dukan.  Tô querendo que dure.  Vamos ver no que vai dar.

Deixe uma resposta

