Sobre essa história de sorrir para a vida x2, a missão.

Bom dia, boa tarde, boa noite.

A vida segue, urge, surge, e se você não sai da frente, atropela, mesmo.

As pessoas, definitivamente, atropelam mais. Gente é esse bicho que… é, eu amo meus cachorros e vocês já sabem disso. Não se ponha no caminho da urgência ou da loucura de ninguém. Já vi estouro de boiada pedir mais licença.

Mas frente ao revirar da vida, é preciso ficar esperta, porque a vida, revirada, é mar, de ondão e marola, afoga, e porque ainda hei de entender minhas figuras de linguagem que juntam mar e rodas, ou trilhos, e atropela o que já tá lá caido… ou afogado… no meio do mar (como era a história: O trem que me atropelou no meio do mar?!)

Eu tive sorte. Muita, Apareceu salva vida, coro, publico, freguesia, backing vocal, bombeiro, paramédico, pai de santo, nomeia aí. “Bate os braços”, gritavam, “Agora bate as pernas”. “Agora para de respirar, sua louca!” “Agora vem.” “Toma fôlego.” “Segura minha mão!”.

Aprender a nadar em alto mar ouvindo vozes do além é no mínimo uma experiência pra levar adiante, contar pra netos talvez… ou pro próximo amigo caido no meio do mar: “Vem, parece impossivel, mas nem é. E vem!”

Mas se não der tempo de aparecer ninguém, é isso ai, bate braço, bate perna, mira lá no horizonte, mesmo sem ver nada, e segue daí. Algo vai acontecer. Se você continuar se movendo, algo vai acontecer. Mas se parar, afunda. Depois boia. Mas primeiro afunda!

Então bom dia, boa tarde, boa noite, que a vida segue, urge, e surge. E eu tô de olho no pedacinho de terra que apareceu lá na frente. Batendo os braços. Batendo as pernas. Dá até pra gritar pra quem tá lá atrás: “Vem, parece impossivel, mas nem é. E vem!”

É um senhor marzão. E já tô com azia de tanta água salgada. Cãimbra de tanto bater perna. E ainda tem é chão, ou melhor, mar, na minha frente, antes do onde eu quero chegar. Mas a vida segue, urge, surge e se você dá chance, é essencialmente boa. De dia. De tarde. De noite.

Deixe um comentário

