O Patinete

Queria sair de patinete, sério…

Porque o mundo é esse mar de possibilidades a favor, ou mesmo contra o vento. São essas cores de Almodóvar. São esses instantes de revelação. São pequenas, insignificantes conquistas. Mudança de ares. De direção. Minúsculas descobertas que mudam vidas. Perspectivas e expectativas. Um dia na esteira do anterior. Mãos estendidas. E essa onda avassaladora de aceitação e de amor.

Queria sair de patinete, mesmo.

Porque o corpo é só essa casca velha, que nunca comportou minh’alma nem quando era novo e são. O corpo é só essa ilusão de limites, esse eu que cerceia, esse palco de denegação. E suas dores são mundanas e vazias, desprovidas de conteúdo como o pires do avesso na mesa do chá. O corpo é nada. É o véu que nos cobre. Se tanto.

Queria mesmo sair de patinete,

Hoje aqui, amanhã lá, e em todos lugares onde tenho raízes, onde plantei flores, onde cuidei e nutri, e hoje floresce pra mim. E ir, e voltar, e estar, e ser, ao mesmo tempo, tudo agora, nesse instante onde o não é tão fácil e eu escolho o sim.

De todas as coisas, eu realmente queria sair de patinete

Porque só o que importa, importa. E quando deixa de importar, é hora de seguir em frente…

Mas não saio. Nem é pelo medo de que esse impulso e minha loucura se tornassem um só, que não entendessem que eu e o patinete é só um dos muitos, necessários, saltos de fé.

Não saio porque a dor é imensa. Congelante. Debilitante. E olha como a vida é simbólica, histérica e esse caso clínico de conversão: o que dói é meu pé. Que irônico, meu pé…

Então eu e patinete, na sarjeta mais próxima, esperamos a carona que está a caminho. Ou dia da dor passar. Ou ambos…

Breve… eu sei. Em breve.

“One day
You’ll have to let it go,
One day
You’ll stand up on your own
Remember losing hope,
Remember feeling low,
Remember all the feelings and the day they stopped. (…)”

(Innocent – Our Lady Peace)

Deixe uma resposta

