A arte e eu (parte IV) – Os FanArts

Continuando com os meus achados proto-artísticos no Multiply.

Série FanArts – Essa merece um post próprio, porque eu realmente achei que tinha perdido isso, e quando me lembrava dessa época, me entristecia pela perda. Durante o boom dos blogs em 2000 e pouco, eu não sei de onde saiu isso, mas os leitores presenteavam os autores com fanArts: pequenas peças publicitárias sobre o blog alheio. Eu recebi vários (e esses parece que realmente perdi 😦 ) e um belo dia comecei a retribuir. Fiz meia duzia para os blogs de amigos mais chegados, e talvez por ter sido uma época muito inspirada da minha vida, acertei a mão. Não que sejam trabalhos geniais (porque não eram mesmo! Eram só singelas homenagens), mas sem modéstia nenhuma posso dizer que eu consegui capturar a essência dos tais blogs que eu lia e me liam. E era legal, era despretensioso, era divertido: um exercício de interpretação.  E digo que acertei a mão porque de repente me vi afogada em pedidos: Faz um pra mim também?  E eu não reclamava, ia lá, lia o blog com calma, me inspirava e fazia. Mas se eu ia fazer pra alguém do círculo seguinte, resolvi que ia fazer pra todo mundo que eu listava como tendo um blog interessante na lateral do meu bloguinho de então (o saudoso síntese das antíteses, hospedado no nosso domínio Os Imortais). No fim da história, fiz mais de 200 fanArts (e em 2004, localizei 170 e coloquei no multiply), ou seja, um para cada blog que eu lia mesmo que esporadicamente.

Ontem, revendo isso (que eu julgava perdido) me deu um nó na garganta: muitas daquelas pessoas eu perdi contato, sumiram no mundo, e eram pessoas que eu realmente gostava de ler. Nem todos esses blogs me liam, obviamente, mas a maioria passava vez por outra, deixava comentário, perguntava como ia a família, numa verdadeira comunidade. A Web conforme foi crescendo, andou perdendo um pouco isso. É todo mundo competindo pra ver quem tem mais seguidores no twitter ou amigos no orkut, e pouca gente interessada no que o outro tem a dizer…  Não sei se eu era menos exigente então, ou se as pessoas eram mais interessantes naquela década. Tinham algo a dizer, algo a acrescentar, eram relevantes. Hoje, salvo honrosas excessões, onde quer que eu vá, só vejo mais do mesmo. Até eu era mais relevante naquela época.  Senti saudades. Senti um certo alheamento do mundo que cresceu e se dispersou e nesse processo, se perdeu um pouco. Como sempre. E como tudo.

(Por razões sentimentais, apesar do trabalhão que ia dar, não tive coragem de deixar nenhum fanArt de fora… Mas visitem a galeria se quiserem olha-los no tamanho original, porque sem chances deu linkar 170 imagens… 🙂 )

Fotes vertigem camalônica Pensar enlouquece. Pense nisso. wumanity Meninos eu vi, ouvi e li

veia só pra variar windblow's windblog Tudo aquilo Turista acidental

palavras ao vento walkwoman Temas da vida Blogueira dos 'enta SubRosa

um ano e nada Rendição Posta Restante Nobru procura realidade Tipos : Fábrica de diversidade

Solo Mio Sounds of Silence Sorvete de Casquinho Serenity (este lado para cima) Relicário

Pensamentos Imperfeitos Rompe Nuvem Divan do Perninha 2004, uma odisséia díptica Na parede do meu quarto

Porta Lateral No porto, um nômade Pé Sujo conection Quinto dos Infernos Conto de Reis

Por um punhado de pixels OMNI Palavras Tortas Tecendo idéias Prosa Caótica

News and Curiosity Racional Demais Mothern Mordendo os cães de guarda Liturgia das horas

Noites na Cidade Nada Demais Newcastle Meu divã Lugar Nenhum

Joanar Lemniscata Norte Navigator Línguas Cansadas Guardanapo de papel

Moto Contínuo inBLOGlios Morfina: Pequenas doses para dores diárias Logopéia Muigats

Garota Marota Coredump <single mode on> Metamorphina Marmota Marketing Hacker

Epifanias Imperfeitas A casa do Zander D.E.V.A. Quase poesia O menino do quarto

Aquém da Imaginação InterNey Histórias, Estórias e Afins Giulieta Horizonte Geométrico

Confissões Expressões Letradas Farpas de Gelo mas será o Benedito? Full Giu

Imprensa Marrom Kaleidoscópio Porto-Lisboa Fel, amargando felicidade Gente

Fragmentos Entropia O descompasso dos dias Contexto da Descoberta Terceira Base

Eutrapelias Funny Valentine Bonny & Clyde Terra dos Girassóis Cisne Negro

CAOX Galahad's BloggerMulheres & DeusasA menina no espelhoUm dia a vida me acertará em cheio...

Bricabraque / Chacundum Começo do caminho Par Elis Maré Clube da Luta

Captain, my captain Drops da Fal Elas por Elas Deedlit's Diary Caderno Mágico do Dennis

dizem... Concatenum The Chatterbox Blog das cores Coletânea de Pensamentos desconexos

Na Florestado Alheamento Coruja quando gava o toco, fogo nele Circulando Coisas bobasuma, duas argolinhas

Superid Ayune C:/Blah Blah Blog Pensa josé Do chapéu de um louco

Vita Brevis Your soul Wetlip Zel udigrudi

Afrodite sem olimpo Porão do Unabomber Cris Dias weblog Non Stop Ácidos para Alice

internETC NinaLuna Texto livre Café Preto myself

Drydi Divagando Marinildadas Blogando Pessoa Comentários sobre Verdades Factuais

Despropósitos Carol Pegasus Reporter Mosca Pulso único

Kibe loco As viagens de Copérnico amigos blogueiros Segunda Pele nadas

BloWg Artimanhas Livre Expressão Dual - Espaço literal Divina Rosa

Escrita Fina mude marioav Matusalem Matusca epinion alma corpo emoção chamego BlogLogz NeurasteniaCaipira in blues

Posts Anteriores dessa Série:
A Arte e o Diálogo – uma discussão sobre o sentido da arte
A Arte e eu (meus  arremedos de produção) parte I – destaque para os vetores hospedados no DeviantArt
A Arte e Eu (parte II) –  Fotografias e fotomanipulações hospedadas no Fotolog e no Buzznet
A Arte e Eu (parte III) – Arte 3D, fotomanipulação e  fotografias (com e sem cutout) hospedadas no Multiply

Deixe uma resposta

