Phorm e o supra-sumo do paradoxo…

A solução pros problemas de privacidade...

A OI (Oi quem?) nos trouxe essa semana uma simpática notícia: está trazendo o Phorm para o Brasil. O Phorm é uma forma de rastrear os passos do internauta e utilizar essa informação para publicidade direcionada: oficialmente, pelo menos.

A questão é de princípios. Sinceramente eu não tenho nenhum problema em anunciar ao mundo meu histórico de navegação. Mas isso em nível teórico. Na prática, o buraco é bem mais embaixo. Por uma questão de princípios, a minha navegação é um assunto meu, e só meu. Eu não estou solicitando publicidade, muito menos direcionada, e não estou dando permissão pra Oi/Velox (ou pro Google, no que isso interessa…) para rastrear e usar minhas preferências pra progaganda, ou, coisa pior. Toda a questão fere o princípio fundamental da internet livre. E aí a velha história de dar a mão e pegarem o braço entra em ação. Se hoje eles rastreiam meu histórico e eu não falo porra nenhuma, amanhã vão fazer o que???

Lugar comum e quase kitch, Maiakóvsk é que estava coberto de razão:

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.

Vladimir Maiakóvski

Lá fora, isso gerou uma mega polêmica. Principalmente porque foi informado que o produto seria opt-in (você escolhe se quer participar) quando na verdade foi opt-out (era preciso uma ação X para, em teoria, se desvincular do serviço). Em primeiro lugar o usuário padrão (e mesmo alguns fora do padrão mas que tem mais com o que se preocupar) não vai estar ligado que é preciso fazer algo específico pra dizer NÃO. A segunda é uma questão de confiança: se até aquele instante onde eu disse não, estavam me rastreando sem meu consentimento, o que me garante que vão parar uma vez que eu diga não???

A mesma lógica dos incontáveis spans que recebemos e que possuem um link para “se você não quer receber mais informações, clique aqui.”. Vocês clicam? Eu ativo meu modo paranóia on e tenho a nítida sensação de que se eu clicar aí que a porca vai torcer o rabo quando descobrirem que meu email é ativo… Prefiro listar como spam e nem tomar conhecimento. Eu não pedi aquele email, e não vou confiar que se eu disser que não estou interessada, eles vão me deixar em paz. O Antispan.br concorda comigo e diz:

“Vale lembrar que recomenda-se não responder a um spam ou enviar uma mensagem solicitando a remoção da lista de e-mails. Geralmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza. “

Privacidade e confiança traídos, ficamos a mercê das práticas que nos espionam e violam a própria lógica e sentido da internet.

A solução, para os usuários do firefox, deveria ser simples. Eu digo, DEVERIA. E é aí que o supra-sumo da contradição entra em cena. Existe um plugin, chamado Dephormation, cujo objetivo é justamente de impedir que o Phorm rastreie seus passos na internet e nada mais banal que instalar um plugin pro firefox. Mas ao irmos a página para download desse plugin recebemos a seguinte mensagem:

“Desculpe. O acesso a esta página foi bloqueada.
O acesso a essa parte do site foi bloqueado para internautas brasileiros.
O acesso será restaurada quando Phorm cessem as suas operações no Brasil.”

Protesto? Medida de segurança? Mas se eu quero instalar o plugin justamente para impedir a ação do phorm, faço o que? Sento e choro???

O conselho do site, que após a mensagem acima nos direciona a uma outra página com informações básicas sobre o plugin e em vermelho, a informação de que o site está parcialmente inacessível para navegadores da Koreia e do Brasil desde que o uso do Phorm foi anunciado, é o seguinte:

Recommendation; there is only one effective solution for BT, Korea Telecom, and Brazilian Oi/UOM customers… move your account to an ISP that respects your privacy.
You need an ISP who can offer you a safe, secure, trustworthy, and private internet connection.

Recomendação: Há apenas um solução tanto para os usuários da Telecom Koreana e da OI e UOL brasleiras… mova sua conta para um servidor de acesso à internet que respeite a sua privacidade.
Você precisa de um provedor de internet que possa lhe oferecer uma conexão que seja  segura, confíavel e privada.

Mas para algumas pessoas a troca de provedor está fora de cogitação, seja por restrições contratuais ou falta de opção. Onde eu moro, por exemplo, basicamente só existem duas escolhas: Velox ou internet à rádio. Além do fato da internet à rádio estar vinculada às condições do tempo (Ventou? Acabou!) na maioria das vezes, apenas quem já tentou sobreviver à ela sabe a dificuldade que é. O usuário de médio/grande porte, que navega diáriamente, faz downloads e usa a intenet para trabalho ou similar, não sobrevive 2 meses à esse serviço. Sabe deus como, eu sobrevivi dois anos, e não desejo internet à manivela pro meu pior inimigo…

Eu não posso colocar o plugin porque o Phorm está em teste no Brasil e o site que oferece o plugin bloqueia meu acesso. Eu não posso trocar de provedor de acesso para deixar de precisar do plugin. E eu não posso garantir a privacidade da minha conexão, que eu só preciso garantir devido a existência do Phorm no Brasil que é o motivo deu não poder acessar o plugin. Acabo de completar um looping e iniciar o dilema novamente: eu não posso colocar o plugin porque…

No supra-sumo da quinta-essência do paradoxo, o usuário brasileiro da Oi/Velox olha a chegada do phorm e só lhe  resta constatar: é… Phudeu.

***

Editado: Ok, há mais o que fazer além de dizer fudeu! Bastante barulho e reclamação e instalar o Dephormation apesar do bloqueio. Saiba como no post a seguir: “Não me diga o que eu não posso fazer”: instalando o Dephormation

***

Saiba mais sobre o Phorm e sobre privacidade na Internet:
A Oi Velox e a ameaça à sua privacidade
O Google sabe quem é você. Tinha alguma dúvida?
Um espião em seu computador
Phorm desembarca no Brasil, trazida pela Oi
Antispan – como reclamar?
Extensão Dephormation
Invasão de privacidade: Você confia na Oi?

Update:
Luz no fim do tunel: Suplicy quer que a CCJ apure denúncia de que provedores estariam rastreando atividade dos internautas

17 comentários sobre “Phorm e o supra-sumo do paradoxo…

    1. I’ll do that, but an average user doesn’t have that knowledge. So the lock of data for a particular country is at least useless and certainly unfair -> It’s just a setback for the experienced user, and deprives the content for the average user (Which is usually the one who really needed).

  1. “Protesto? Medida de segurança? Mas se eu quero instalar o plugin justamente para impedir a ação do phorm, faço o que? Sento e choro???”

    DPDC

    http://portal.mj.gov.br/dpdc/

    CADE

    http://www.cade.gov.br

    http://www.cade.gov.br/Documentos/pauta.aspx?pc=145

    No. 6 TNL-PCS

    Complain! Stop it happening in the first place contact your authorities and let them know of your concerns and displeasure.

    If you are concerned about the average user not having your ability and knowledge then use that ability and knowledge to argue your case to the authorities.

    1. Yeah, I can complain. And I kwow: complain is important. But alone, has no effect! So, first I alert. Be smart, guys: there is a REAL spy in your computer… 🙂
      But my knowledge is not that big: I’m just one small step above the average. Enough to feel disrespected and seek ways to prevent that. But far from being a spokesman (or woman… 🙂 ) for that matter. I’m just disseminating information and telling my opinion.

      __
      PS: Just curious… The article is in portuguese and have 2 comments in english… LOL

  2. If needed show five people how to get the Firefox plug-in & ask them to show five more etc, that is how it can be done.

    It is not surprising that the English are following this we have been subjected to this ourselves.

    We realize it is not just England Brazil Korea that is threatened by such misuse of technology this threatens to damage the Internet’s capability to communicate freely with a reasonable guarantee that the communication in progress is not monitored or even altered in transit!

    Good Luck.

    1. I am researching the best way to do this and when I have something like a tutorial, I’ll post here.

      As I said in the text, I have no practical problems with the idea of having my browsing habits disclosed, but is a matter of principles …

      Tks! 🙂

  3. Adriana Almeida :
    Yeah, I can complain. And I kwow: complain is important. But alone, has no effect! So, first I alert. Be smart, guys: there is a REAL spy in your computer…
    But my knowledge is not that big: I’m just one small step above the average. Enough to feel disrespected and seek ways to prevent that. But far from being a spokesman (or woman… ) for that matter. I’m just disseminating information and telling my opinion.
    __
    PS: Just curious… The article is in portuguese and have 2 comments in english… LOL

    Perhaps England has been watching Phorm ‘trying’ to watch you.

    Altruism: If I don’t want it here why should I expect any other country to suffer it?

    Selfishness: If it succeeds elsewhere then it survives and may come back here.

    Complaining now, before it happens, may have a large effect. It is still being considered.

    CADE may be considering the competition issue. Anatel may be considering communications and interception. The DPDC may not be involved… yet.

    You say you are not a spokeswoman but you are a consumer and, from my experience with CADE, your authorities will listen to you.

    Although CADE deal with competition issues part of their considerations, and I have been told and believe it is extremely important, is protection of the consumer.

    http://portal.mj.gov.br/sde/data/Pages/MJ44407D46PTBRNN.htm

    I can’t remember the direct link.

    Buscar for 1994lei8884.pdf

    Otherwise…

    http://portal.mj.gov.br/dpdc/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?DocumentID={52DE990E-F28F-4CD4-BC0A-39F6FD048178}&ServiceInstUID={2E2554E0-F695-4B62-A40E-4B56390F180A}

    May not work..

    You don’t have to be a spokeswoman just register your concern with the DPDC

    I’ll have a hunt.

    http://portal.mj.gov.br/dpdc/data/Pages/MJ5E813CF3PTBRNN.htm

    Top Right hand side ‘Fale Conosco’

    It’s not my right to ask. Only do it if you wish to. Perhaps others may wish to do so as well.

    1. Kevin Moran :

      Perhaps England has been watching Phorm ‘trying’ to watch you.

      LOL. You’re reading too much George Orwell! 🙂
      Actually I just was curious how my text was found. And how were you able to read, since the text was in another language. Yeahh, google translator is there and nobody is sad!

      I found it interesting and I sincerely thank the concern on behalf of users in Brazil and in the name of this great global community.

      I also thanks for the tips, I’ll try to put it in motion. I confess: I do not have much faith in “Cade” to resolve this issue, but I’d be very angry with myself if I do nothing and “Phorm” in Brazil became a reality in the end.

      Finally, I apologize for my poor English. I read in English much better than I write … So to try to make myself understood, I feel some difficulty with English grammar! 🙂

    1. Assustador? Até é… mas tem uma diferenciação entre privacidade e impunidade que perpassa essa discussão.

      Não estou defendendo o projeto de lei (até porque da forma que ele está redigido, ele é ABSURDO!), mas existe uma diferença entre os dados de um determinado usuário estarem disponíveis em algum nível para eventuais processos criminais (ou o ideal de internet é um mar de impunidade abrigando redes de pedófilos e tudo mais? Internet livre não é sinônimo de internet impune) e entre meus dados de navegação estarem disponíveis para uma empresa privada que irá fazer com essa informação o que bem entender: oficialmente irá me fornecer propaganda NÃO SOLICITADA direcionada (e ser direcionada não a faz deixar de ser não solicitada) mas extra-oficialmente, o uso é um mistério…

      A questão se torna então OS TERMOS desse projeto de lei. Que nível e que critério serão utilizados para o registro desses dados e a disponibilidade deles. De forma inconsequente, eu até concordo que a questão é tão grave quanto. Mas em termos teóricos, há uma grande diferença entre os objetivos e a gravidade dessas duas coisas.

    1. Is something… It’s definitely a start and gives a big breath to the fight against Phorm. Suplicy (the guy which led to the senate this discussion) is one of those rare politicians who I trust: the guy has a very good commom sense. 🙂

      And I hope he will submit the proposed amendment to the Brazilian Constitution that will make the emails a confidential correspondence just like already are letters, telegrams and phone calls.

      There is something wrong in the phrase above… Let’s try say it in another way: phone calls, letters and telegrams are confidential. Can only be violated under court order. Hopefully soon the emails will also be that way too.

      1. Then I should wait and see.

        Perhaps Googles Portuguese is not so good.

        Time for bed, in England.

        I believe you might be wonderful. Be good to yourself and take care.

        Sincerely

  4. Adriana,

    Parabéns por trazer um tema muito importante para a nossa sociedade. Estou tonto com a quantidade de informações. Achei seu blog por acaso e me deparei sobre um tema que eu desconhecia. Graças a Deus que você fala inglês, com isso sabemos de mais uma que anda acontecendo e tem colegas de outros países passando pelo mesmo.

    Acho muito preocupante tudo isso, temos que abrir os olhos, ainda mais com esse projeto lei de guardar informações por cinco anos. Está errado isso é o tal do Bbiiegg Bbrrootthheerrr ??? Essas informações pode ser usadas de N formas.
    A interceptação só é válida para a sociedade quando o interceptado é alvo de alguma investigação. Interceptar dados de todos é fascismo, totalitarismo ou seja lá o que queiram chamar. Acaba-se com a liberdade e com a arbitrariedade que cada um tem direito. O Estado não pode de forma alguma querer controlar a sociedade. Isso vai contra um monte de leis nossas, tanto na constituição quanto código civil, penal e etc… Vai ter que remendar metade das leis brasileiras.
    Acorda brasileiros, o inimigo começou a se movimentar, eles sabem como manipular nossa opinião, nos conhece muito bem. Eles tem um objetivo e sabem como formar nossa opinião para que lutemos para eles atingirem o que eles querem.

    Agora tem um comentário de um brasileiro !!!
    Eeeeeeee !!!!

    1. Oi “problemático” :))

      Obrigada pelo super comentário. Esses assuntos são super complicados e polêmicos, porque é ali na fronteira entre o big brother desenfreado e a impunidade na internet. Infelizmente a gente não tem a confiança necessária pra ficar tranquilo com essa história de guardar informações por 5 anos que SÓ e somente só seriam usadas em caso de processo criminal. A ausência disso também me assusta em certa medida: se alguém comete um crime via internet e o crime vem a ser descoberto um ano depois, se não há registro guardado, não há prova, e temos a impunidade. É complicado pra burro! O problema é quando dizem que meus dados estarão guardados, nada me garante ou me dá a confiança que não serão usados pra outros fins nada agradáveis… Mas vejo a razão da proposta, embora por questões de confiança, não concorde com ela.

      Aí temos o Phorm… que é registro de suas ações na internet com fins comerciais. Eu não estou interessada em propaganda direcionada ou não, não quero que empresa nenhuma vasculhe meus hábitos na internet, ou o da minha familia. Isso não é da conta deles e me recuso a dar esse poder a eles. Então nesse ponto eu sou veementemente contra e não vejo nenhuma forma disso ser benéfico. De novo são dados que podem ser usado de N maneiras, sem sequer uma justificativa descente. É absurdo, invasivo, e não aceito!!!!!!!!

Deixe uma resposta

