Lendo… (3)

Dando vazão ao meu amor pela literatura fantástica e pela arte sequêncial gráfica (termo cunhado pelo maravilhoso Will Eisner), vamos a outro livro?  Não se assuste com o tamanho: é um livro voltado na verdade ao público infanto-juvenil, uma boa parte do livro é arte sequêncial (as ilustrações contam a história) e  é um texto mais tranquilo  então tudo isso se dispersa nas mais de 500 páginas. Lendo: A invenção de Hugo Cabret de Brian Selznick.

A Invenção de Hugo Cabret

Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.
(Sinopse da Saraiva)

***

Lendo virou Lido. Não sei se vocês vão entender o conselho que vou dar, mas é um livro pra ler dormindo… Naquele estágio em que os sonhos ainda não viraram fumaça, sabe? Naquele instante em que realidade e sonho ainda estão meio misturados, logo antes de se esfregar os olhos e de fato acordar.

A invenção de Hugo Cabret é uma experiência quase cinematográfica (e meta-linguisticamente o é de fato). Todas as luzes acesas ou o sol do meio dia são incapazes de minimizar o efeito das ilustrações sobre o fundo escuro, e dos pequenos trechos de palavras que passam por seus olhos quase sem precisar serem lidos…

Mas se você for incapaz de estender aquele instante antes de esfregar os olhos pelo restante do dia, então siga meu conselho e o leia dormindo… Você não vai se arrepender.

Ah, sim… visitem http://www.fi.edu/learn/sci-tech/automaton/ pra entender como toda magia é ciência, e toda ciência, pura mágica…

Maillardet's Automaton
Maillardet's Automaton
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s