Meios e Mídias

Lendo… (1)

Essa será uma série de posts sucintos, para dizer o que estou lendo. Desde que fiquei doente, e concentração e visão foram afetados, ler deixou de ser algo que eu fazia de forma orgânica.  Já tem algum tempo que estou me forçando a pegar livros e ler, e insistir até compreender e gostar novamente. Mas quero fazer isso de forma sistemática, e talvez ao postar aqui o que estou lendo, eu me obrigue a isso.

Para primeiro post, porque eu subverto e teimo, e pra mim um assunto só morre quando eu não tenho mais nada a dizer e a aproveitar sobre ele, estou lendo “A Filosofia de LOST” de Simone Regazzoni.

A filosofia de Lost
A filosofia de Lost

A série mais assistida dos últimos tempos, Lost revolucionou a narrativa na tevê ao contar a saga dos sobreviventes da queda do voo Oceanic 815 em uma misteriosa ilha do Pacífico. Os conflitos, as histórias e as reviravoltas decorrentes desse acidente conquistaram uma legião de fãs. Mas o que teria a filosofia a dizer sobre o programa mais comentado na atualidade?

(Sinopse da Livraria Saraiva)

Pronto. Lendo virou lido.  O livro é pequeno e de leitura fácil. Talvez um certo background na área (tanto de LOST como de filosofia) seja uma boa idéia. De qualquer forma, é melhor do que eu esperava.

Há algumas correlações levemente forçadas (quase pedantes), outras que compreendi mas não sei se tenho a mesma conclusão (em especial sobre o episódio Constância. As conclusões que o livro aponta são interessantes, mas minha análise do episódio havia sido sob outro paradigma!) e por fim, outras que me soaram como espelho. Os capítulos sobre a natureza da verdade em especial pareciam saídos de uma aula dada por mim nos anos anteriores. Por um insano segundo quis ainda estar dando aulas pra xerocar alguns trechos para discutir com meus alunos…

Recomendo.

5 comentários em “Lendo… (1)

    1. Considerações em adendo no post… Entrego pro seu irmão te devolver assim que ele passar por aqui, ou pro Matheus entregar pra ele ou pra você! 🙂 Obrigada de novo pelo empréstimo.

      Se bem que pensei em algo: Se o Marcelinho se interessar em ler, posso emprestar pra ele e ele manda pelo Marcelo no fim de semana do dia 19? É que no fim de semana anterior ele vai ficar no Rio.

      Curtir

  1. Pode emprestar pra quem tu quiser. Já li mesmo. Só espero que volte para minhas mãos um dia… =P

    Aquele episódio da Constante e mais alguns trechos (umas citações de Deleuze) achei forçadas também.

    Agora essas reflexões que você falou lembram bastante o que eu já li no seu blog, bem como algumas coisas que escrevi. A proposta de trabalhar filosofia em algumas séries de TV acho bacana, apesar do veio comercial imbutido. Sinal que não estamos sozinhos. (Pior, tem alguém GANHANDO DINHEIRO com isso e nós não…)

    Ah você também tem a síndrome do “professor fantasma”?! Juro que as vezes eu leio alguma coisa e falo, olha dava pra trabalhar isso em sala de…. droga. -_-‘

    Curtir

    1. Bom, se o filho pródigo vier almoçar amanhã (o cara mora em outro estado, vem pra casa com a desculpa de ver a mãe e passa mais tempo na rua do que em casa… Imperdoavel! LOL!) vou ver se ele vai querer ler. Pode deixar que recomendo cuidado e peço para ele mandar de volta pelo pai se não terminar até domingo (o que também é imperdoavel… a mãe com dda leu em uma tarde!)

      E sim, tenho a síndrome do professor fantasma toda hora! 🙂 Mas nesse caso foi mais “opa, eu já dei essa aula antes… opa, tem uma correlação interessante que caberia perfeitamente na minha aula clássica de verdade X perspectiva… ” Alias, essa semana arranquei as folhas usadas do meu antigo caderno de plano de aula pra Lê usar como caderno nas aulas de reforço, e o que estava lá? Coincidentemente o plano de aula da primeira das muitas aulas que dei sobre isso… Deu saudade na hora e de novo hoje, lendo o livro. Tipo, eles nem prestavam atenção, mas conversando com a Laura na última quarta sobre as atuais aulas de filosofia dela, notei que alguma coisa ficou, e me senti super orgulhosa.

      Curtir

Deixe um comentário

